Voltar para Home
 
 
Alguns tipos de mordida (Oclusão)
 
Falando um pouco sobre mordidas
 
Mordida Profunda
 
Este problema é caracterizado por um excesso vertical na região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. Nos casos de sobre mordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores anteriores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios, podendo estar presente também problemas de ranger dentes ou  apertamento de dentes, tendo como conseqüência algum tipo de patologia associada à ATM (Articulação Temporo-Mandibular).

Antes Depois
 

 
Mordida Aberta
 
Quando os dentes da maxila e mandíbula apresentam-se sem se tocar, ou sejam não se encontram, caracteriza-se uma mordida aberta, problema este que pode estar relacionado com um excesso de crescimento vertical ou ser resultado de interposição lingual na fala ou na deglutição, amigdalas excessivamente grandes tendem a projetar a língua para frente fazendo com que  esta se interponha entre os dentes, promovendo afastamento entre as arcadas no sentido vertical. Pessoas que tem o hábito de chupar o dedo ou chupeta por muito tempo também tem tendência a desenvolver tal problema. Nestes casos o tratamento em idade precoce são de grande importância para o sucesso do tratamento pois contaremos com crescimento ósseo direcionado a favor do resultado.  

Caso 1:


Solução:

Caso 2:
AntesDepois

Caso 3:
AntesDurante
AntesDurante
AntesDurante

 
Mordida Cruzada
 
As mordidas cruzadas caracterizam-se pela situação onde um ou mais dentes da maxila (arcada superior) não estar recobrindo (por fora) os dentes da mandíbula correspondente. De ordem esquelética, as mordidas cruzadas devem ser tratadas precocemente sob pena de proporcionar um crescimento assimétrico facial ,caso não tratadas antes do crescimento ósseo. A oclusão fica errada em decorrência deste problema que tem fácil solução quando tratado em tenra idade (normalmente apartir dos 6 anos).

AntesDepois


CLASSE I

Muitas vezes mesmo com os dentes anteriores e posteriores, ocluindo de maneira correta, o paciente pode apresentar um perfil excessivamente convexo .Conferindo ao paciente um perfil protruso (bicudo). Muitas vezes nestes casos necessitamos solicitar extração de 4 pré-molares.

 

CLASSE II

A classe II representa um problema de bases ósseas, onde a maxila(osso da arcada superior) pode estar espacialmente a frente da mandíbula(osso da arcada inferior). Ou por excesso de crescimento da maxila ou falta de crescimento de mandíbula.

Tratamento de Ortopedia e Ortodontia:

AntesDepoisAntesDepois
AntesDepoisAntesDepois



Outro caso Classe II
:

AntesDepois



CLASSE III

 

Apesar de ser menos freqüente, a classe III  é um problema de ordem esquelética, onde a mandíbula(osso da arcad inferior), encontra-se espacialmente localizada à frente da arcada superior. Em casos de discrepâncias ósseas  severas, encontramos os dentes anteriores inferiores posicionados e ocluindo a frente dos dentes anteriores superiores.

A literatura cita que a maioria dos casos de classe III, tem origem genética.
 


Alguns casos associados de Ortopedia e Ortodontia

   

 

AntesDurante

Está em tratamento,  foi necessário tracionamento de canino incluso e impactado





 
 
 
 
Home
A Clínica
Ortodontia
Dra. Cristhiane
Casos Clínicos
Primeira Consulta
Acompanhamento Informatizado
Agendamento de Consultas
Dicas
Notícias
Glossário
Contato
 
 
Rua Presidente Nereu Ramos, 19, Sala 303
Centro - Florianópolis - SC - CEP 88015-010
(48) 3364.4474
cdsilva@terra.com.br
     
 
Cadastre-se para receber nossos informativos:
 
© 2011 . CDS Ortodontia . Todos os direitos reservados.