Ortodontia e Tratamento Ortodôntico não começam na boca.

 

É freqüentemente visto na clínica diária que a ortodontia está diretamente relacionada à posições posturais, como por exemplo , a postura corporal. A postura da cabeça é muito importante pois , interfere no posicionamento da língua dentro da cavidade bucal.

Um desvio de cabeça será ,as vezes, suficiente para que a língua ocupe mais um lado da cavidade bucal que o outro. Podendo neste caso gerar problemas ortodônticos, como por exemplo, mordida aberta, deficiência de crescimento dos ossos maxilares e outros problemas até funcionais como por exemplo dores na região da ATM( articulação temporomandibular- articulação do osso mandíbular ,dores de cabeça e até travamento da abertura da boca. football news

Posição da cabeça geralmente está associada com o eixo corporal. Por isso, desvios ao nível do eixo corporal como cifose,escoliose e lordose , podem ter como conseqüência a mudança na postura da cabeça, justificando assim uma avaliação fisioterápica e ortodôntica.

Fig. 14.6 A , B, C - Postura corporal.
Observar inclinação dos ombros e cabeça estirada para frente.

POSIÇÃO POSTURAL DE REPOUSO DA LÍNGUA E DOS LÁBIOS

As pressões de repouso dos lábios e língua interferem sobre os dentes e ossos ,por isso, torna-se necessário uma avaliação mais detalhada destas estruturas.

Quando há alterações ósseas, as alterações labiais são freqüentes.

Os lábios tem dificuldade de se manterem fechados em função da distância existente entre eles resultante da deficiência de crescimento ósseo. Por isso, o lábio superior tende a se tornar hipofuncional e as vezes incompetente.O lábio inferior por sua vez pode se tornar invertido e hipotônico.

Fig. 14.16 A - Paciente em posição de repouso. 
A inclinação dos incisos superiores favorece a interposição labial. 
B - Na seqüência o paciente deglutindo saliva e repetindo a mesma posição.
Neste caso acima, o paciente apresenta uma falta de crescimento da mandíbula ( osso maxilar inferior) e a postura da língua geralmente fica elevada na sua porção dorsal( ou seja no meio) e rebaixada no seu ápice ( ponta) devido à dimensão Antero posterior diminuída caracterizada por desproporção entre maxila e mandíbula. O lábio inferior neste caso geralmente faz o vedamento bucal (fechamento da boca) com os dentes anteriores superiores dificultando o fechamento completo da boca.

Existem casos onde há um problema na forma como a pessoa engole( deglute), caracterizando um quadro de deglutição atípica. Há uma projeção da língua entre os dentes superiores e inferiores durante a deglutição de saliva e dos alimentos gerando uma mordida aberta anterior por interposição lingual.

Foto de mordida aberta anterior com interposição lingual.


Fig. 14.12 - Deglutição atípica. 
A
- Projeção anterior da língua entre os arcos.
B - Projeção lateral da língua entre os arcos.

Quando há deglutição atípica geralmente podemos observar a postura de repouso dos lábios que se encontram fechados com esforço .A musculatura ao redor da boca fica hiperativa durante a deglutição ( tem que forçar os lábios e a musculatura ao redor destes para engolir os alimentos e os líquidos) e também para conseguir fechar a boca.


Fig. 14.11.A
- Deglutição atípica. 
Observar a postura de repouso dos lábios que se encontram fechadas com esforço.

Fig. 14.11.B
- Na seqüência, musculatura perioral hiperativa durante a deglutição de líquido.


As amigdalas enfartadas ou tonsilas palatinas (inflamadas), provocam dificuldades na deglutição, levando a posicionamentos incorretos da língua gerando mal posicionamento dos dentes nas arcadas. football news

Com todos estes indicativos acima mencionados ,devemos estar alerta , pois geralmente problemas de ordem ortodônticos tem íntima relação com outros pré-existentes,como problemas de coluna, problemas de ordem fonoaudiológica, de amigdala , adenóide, etc. os quais se tratados precocemente evitam sérios problemas ortodônticos futuros.

É nossa função diagnosticar corretamente para bem tratar você, nosso cliente, que merece especial atenção. 







 

_______________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
Home
A Clínica
Ortodontia
Dra. Cristhiane
Casos Clínicos
Primeira Consulta
Acompanhamento Informatizado
Agendamento de Consultas
Dicas
Notícias
Glossário
Contato
 
 
Rua Presidente Nereu Ramos, 19, Sala 303
Centro - Florianópolis - SC - CEP 88015-010
(48) 3364.4474
cdsilva@terra.com.br
     
 
Cadastre-se para receber nossos informativos:
 
© 2011 . CDS Ortodontia . Todos os direitos reservados.