Iogurte Natural no combate ao mau hálito!

Cientistas japoneses acabam de descobrir um remédio caseiro para o problema de mau hálito. É muito simples: basta iogurte natural. Mas cuidado com o tabaco e o jejum, pois eles podem provocar mau cheiro na boca.

Se costuma falar baixo e pôr a mão na boca por causa do mau hálito, pode agora respirar aliviado. Uma cientista descobriu que o   iogurte natural combate esse problema , a halitose ,assim como as cáries e  as grande novidade foi apresentada no encontro da International Association for dental research.

Os investigadores japoneses, desenvolveram uma pesquisa com 24 voluntários, a quem deram indicações de higiene oral,dieta alimentar e ingestão de medicamentos.As pessoas sujeitas à experiência tiveram de passar semanas a evitar iogurtes e alimentos semelhantes. Foram depois retiradas amostras da saliva para estudo de bactérias e dos componentes que causam o odor, incluindo o gás sulfídrico.

Na etapa seguinte , os voluntários passaram a ingerir 90 gramas de iogurte natural por dia durante seis semanas então amostras foram recolhidas .Os investigadores descobriram que os níveis de gás sulfídrico tinham diminuído na maioria dos casos.E os níveis de placa e gengivite estavam significantemente mais baixos.

Para Susana Noronha, dentista e professora na Faculdade de Medicina dentária de Lisboa, a experiência representa: uma possibilidade . A médica lembra que ainda é necessário avaliar com rigor as causas da halitose, que podem ser  várias : a falta de ingestão de alimentos (o jejum prolongado pode provocar diminuição da salivação e um reforço ao aparelho gastrointestinal) , o fumo do tabaco,alguns medicamentos indicados para outros problemas ou os restos alimentares que ficam alojadas na boca.

O mau hálito pode ser provocado por doenças periodontais ,como a gengivite e a periodontite,ou devido à placa bacteriana no dorso da língua, responsável por 80 a 90% dos casos. O problema pode ainda estar ligado as amigdalas ou  ser  de origem  nasal , ou   estar relacionado à diminuição do fluxo salivar ( apelidado de xerostomia) ou doenças como a diabetes.

E como encontrar solução mais adequada para o problema? Antes de mais nada , é preciso consultar um cirurgião dentista , que avaliará o caso, ensinará técnicas de higiene oral e escovação da língua, dará orientações quanto dieta  e caso necessário indicará um médico otorrinolaringologista ou um gastroenterologista.