Aplicações Terapêuticas - Herpes

Herpes :

O herpes simples é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado hominis vírus.

Existem dois tipos de vírus do herpes simples: o tipo I  e o tipo II

Geralmente, o tipo I é responsável pelos casos de herpes labial e o tipo II pelo herpes genital.
Sua transmissão se dá através do contato direto com lesões infectadas pelo vírus. Esse primeiro contato se da invariavelmente, durante a infância.

A situação mais comum de contagio é aquela em que algum dos pais(ou parentes próximos) é portador do vírus, apresenta lesões no lábio e entra em contato direto com a pele da criança. Após o contato com as lesões, a pessoa passa por uma fase de incubação do vírus, que dura em torno de 10 dias.

Após esse período, algumas crianças podem apresentar a primo-infecção herpética ou estomatite  herpética primária.

Essa fase é marcada por manifestações clinicas, como febre, mal-estar geral, irritabilidade, cefaléia, perda de apetite e linfodenopatia.

A seguir, podem surgir bolhas na boca, nos lábios e na pele em torno dos lábios. Logo as bolhas se rompem, formando úlceras extremamente dolorosas e sangrantes.

O quadro clinico tem resolução espontânea em cerca de 15 dias. Apesar da severidade da manifestação  primaria do herpes, apenas 1% dos pacientes que são infectados pelo vírus desenvolvem a doença clínica, 99% apesar de infectados,não apresentam sinais ou sintomas clínicos.

Na verdade, são poucas as crianças que apresentam as lesões em pele ou boca.Apos o contagio inicial ( tendo ou não apresentado as manifestações  clínicas), o vírus fica “dormente” dentro do organismo e só volta a apresentar manifestações clínica a partir da adolescência.

As manifestações clinicas que ocorrem na fase adulta, são fruto da reativação do vírus que estava “dormente” e estão, geralmente, ligadas à queda de imunidade.

Alguns fatores desencadeantes para reativação do vírus: febre,exposição ao sol, distúrbios gastrointestinais, trauma mecânico, estresse e períodos menstruais.

Não existe cura para o herpes, mas existe tratamento.

O tratamento visa diminuir a freqüência com que os episódios ocorrem.Atualmente, os tratamentos  envolvem drogas como o aciclovir, empregadas de forma local e sistêmica e aplicações de laser de baixa intensidade (o qual diminui o ciclo).

A aplicação do laser sobre as ulcerações resultantes do rompimento das vesículas promoverá a redução da dor devido ao aumento de produção de beta-endorfina nas terminações nervosas da ulceração, bem como diminuição de produção de prostraglandinas. O efeito bioestimulante da energia a laser determinará o aumento de velocidade de reparação das ulcerações, que desaparecerão no intervalo de 3 a 4 dias. O protocolo a ser executado será no máximo de duas aplicações com intervalo de 24 horas.