Aplicações Terapêuticas - Clareamento a Laser

 

Verdades e Mentiras sobre o Clareamento Dental:

A valorização da estética,da boa forma e o culto a beleza, simbolizam saúde e bem estar, repercutindo favoravelmente na auto-estima dos indivíduos.

Têm-se notado que cada vez  mais homens e mulheres se preocupam com a imagem e buscam recursos da medicina e odontologia estética para minimizar ou retardar as marcas do tempo.

Os dentes escurecem com a idade. A ortodontia em conjunto com a dentística tem sido instrumentos utilizados na melhora da estética facial e do sorriso. Isto deve-se a própria exigência da sociedade em que vivemos, onde o culto ao belo se faz presente no nosso cotidiano por meio da mídia, outdoors, revistas de moda, que de maneira muitas vezes inconsciente deflagram novos padrões de beleza.




Antes

Depois

Quando se deve indicar o clareamento dos dentes ?

Existem mitos em torno do clareamento dos dentes.Ao contrário do que se imagina, não devemos esperar ,que os dentes estejam manchados ou  escuros demais para clareá-los, pois é sabido que os dentes tendem a ficar mais escuros com o passar da idade. Indivíduos descontentes com a cor dos dentes devem procurar o dentista e verificar se o caso tem indicação para realizar o clareamento.

Nessa nova era onde ouvimos falar muito em clareamento a laser, qual é o mais eficaz? O clareamento "caseiro" ou a "laser"?

Com relação a eficácia,ambos os métodos utilizados para clareamento dental externo são eficazes. O mesmo princípio ativo da medicação (gel de peróxido de hidrogênio ou carbamida) é utilizada, porém em concentrações diferentes. Sendo que o clareamento "caseiro " é feito com gel de 3,5 a 20%  e requer uso de moldeiras de silicone, tem duração de 1 a 8 semanas, sendo necessárias de 1 a 6 horas  horas /dia.
O clareamento a laser requer três sessões de 1h30min a 2 horas e é feito no consultório com supervisionamento do dentista durante todo o procedimento.
E os dentes continuam clareando por um período de 12 horas após aplicação do laser.

É verdade que o gel clareador enfraquece os dentes?

O gel não é abrasivo e nem enfraquece os dentes  porém, deve ser usado com os devidos cuidados durante a aplicação e somente realizado com acompanhamento do dentista e com as proteções necessárias à mucosa oral e à junção amelocementária(colo do dente).

Qual a diferença entre o método "caseiro" de clareamento e o a laser?

O agente clareador dentário em ambos os casos é o mesmo,porém, em concentrações diferentes.

Para o clareamento externo com a moldeira, ou seja, o "caseiro", utilizamos o peróxido de hidrogênio em baixas concentrações, enquanto os de alta concentrações são utilizados para clareamento  externo executado pelo profissional em consultório.

Com relação a desvantagens do clareamento caseiro podemos citar, devido fato do gel ter que ficar por um tempo que varia de 1 a 6 horas/dia na arcada dentária, este pode e tende a escorrer para a mucosa e acabar sendo deglutido. Há  contato prolongado do gel com os tecidos moles podendo dependendo do prolongamento do tratamento clareador e da susceptibilidade do paciente, causar danos como por exemplo, retardar a cicatrização de feridas na mucosa oral, alterar a flora bacteriana do local e/ou facilitar infecções oportunistas, favorecendo até o aparecimento de quadros de amigdalite. O clareamento dentário caseiro pode provocar retrações gengivais ou acentua-las dependendo da quantidade de gengiva inserida que ao paciente tenha ou tendência deste a ter essas retrações.

O clareamento a laser é realizado no consultório, com alta concentração do peróxido de hidrogênio(35%), sendo este ativado pelo laser ,potencializando o efeito clareador e diminuindo o número de sessões.
É realizado  no consultório em três sessões, com proteção  devida da mucosa (evitando queimaduras) e da junção  amelocementária (local de maior fragilidade dentária e normalmente relacionada à sensibilidade, quando relatada).

Inúmeros recursos são utilizados para esta proteção, tornando segura esta técnica.


Ambos obtêm-se os mesmos resultados, porém, com tempos diferentes de tratamento.

E a alimentação, deve mudar?

Sim o protocolo indicado são 7 dias de dieta branca ,ou seja, durante esses dias nada de alimentos com corantes exemplo: refrigerantes, sucos de uva, molhos vermelhos, chips, etc...
Para manter o resultado alcançado por mais tempo, é imprescindível evitar tais alimentos.

Em média um clareamento tende a durar em torno de dois anos, dependendo é lógico, dos cuidados do paciente.

Existe risco de haver reabsorção dentária com o clareamento externo?

O que existe relatado na literatura é que o clareamento interno(dentro do dente) pode causar em 10% dos casos reabsorção no local da junção amelocementária(ou seja no colo do dente), mas não existem relatos de reabsorção nos casos de clareamento externo caseiro ou a laser. O clareamento a laser não causa reabsorção dentaria.

E essa história deste gel clareador causar câncer de boca?

Não. O clareamento a laser não causa câncer pois o comprimento de onda é muito pequeno e o laser led por ser uma luz fria não esquenta o dente a ponto de poder dar uma necrose pulpar (morte do nervo do dente), portanto sendo segura a indicação deste procedimento.

Podemos afirmar que o clareamento dentário é um procedimento seguro, rápido e gratificante, com resultados previsíveis,desde que seja supervisionado e assistido pelo cirurgião-dentista, principalmente quando realizado de acordo com o protocolo clínico adequado,com segurança e efetividade.

A boca é considerada uma parte íntima de cada um,as pessoas teimam em fazer plásticas na face e no corpo mas esquecem o principal: O SORRISO.

Venha saber se você têm indicação para  alguma destas técnicas de melhora estética  e sorria sem medo, pois o sorriso é a janela da alma e a essência da beleza.



 

_______________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
Home
A Clínica
Ortodontia
Dra. Cristhiane
Casos Clínicos
Primeira Consulta
Acompanhamento Informatizado
Agendamento de Consultas
Dicas
Notícias
Glossário
Contato
 
 
Rua Presidente Nereu Ramos, 19, Sala 303
Centro - Florianópolis - SC - CEP 88015-010
(48) 3364.4474
cdsilva@terra.com.br
     
 
Cadastre-se para receber nossos informativos:
 
© 2011 . CDS Ortodontia . Todos os direitos reservados.