Dores de Cabeça Frequentes?

Muitas pessoas sofrem de dores de cabeça, ouvido, músculos da face, pescoço e costas. Essas pessoas podem estar sofrendo de desordem na articulação temporomandibular (DTM).

Posições posturais incorretas,relacionamento dental inadequado,apertamento e/ou ranger de dentes, associados ao estresse, podem resultar em quadros crônicos de dores nos músculos da face, da cabeça e do pescoço.

A articulação temporomandibular (ATM) é a articulação mais complexa do corpo e permite a abertura e fechamento da boca. São duas, uma do lado direito e outra do lado esquerdo, localizadas em frente a cada ouvido. A mastigação, a deglutição, a fonação e postura, dependem muito da função, saúde e establilidade da ATM para funcionarem de forma adequada.

O correto posicionamento dentário é fundamental para a saúde e uma posição harmônica da ATM.Quando existe alguma alteração há o que chamamos de disfunção temporomandibular (DTM).

- Sinais e Sintomas

O principal indicativo de uma alteração na ATM é o estalido (clique), normalmente acompanhado de dores de cabeça, ouvido, face, pescoço e dentes. A ausência de dor não é sinal de normalidade .O estalido, por si só, já traduz  problemas de ATM.

Também são sinais e sintomas encontrados: apertamento e/ou ranger de dentes, fadiga,dor e contratura muscular; dificultando abertura e fechamento da boca; desgaste dental.

É comum confundir as dores causadas pela DTM com  dores de cabeça e dores de ouvido. Essa confusão ocorre devido à intima relação entre a ATM, os músculos faciais e o ouvido. Por isso, um exame clinico detalhado e um completo levantamento do histórico médico e odontológico do paciente é fundamental para se alcançar um correto diagnóstico e definição do tratamento.

- Causas

São muitas as causas   relacionadas a DTM.E por ser considerada uma patologia multifatorial ,mais de um fator pode estar agindo ao mesmo tempo.

As principais causas são: incorreto alinhamento e posicionamento  dentário,traumatismo facial;excessiva abertura da boca;hábitos parafuncionais(roer unhas,apertamento dental,apertamento de lábios ,permanência de objetos entre os dentes(como canetas etc....), apoio de mão na mandíbula; frouxidão ligamentar ;alterações na forma da ATM; estado psicológico (emocional, estress, ansiedade).

-Tratamento

Assim como a causa ,o tratamento normalmente também pode ser multidisciplinar, necessitando da atuação de uma equipe formada por (dentista ortodontista, fisioterapeuta, médico, psicólogo, as vezes fonoaudiólogo), ou pelo menos, com estreita colaboração entre os membros da equipe.

O tartamento por parte do dentista normalmente é realizado em duas  fases. Na primeira, o objetivo é reduzir a dor e a inflamação nos músculos e na ATM, melhorar postura de cabeça e os limites de movimento mandibular. Para tanto, são utilizados placas interoclusais (entre os dentes), realizando relaxamento da musculatura com reposicionamento mandibular. Aplicaçao de laser de baixa intensidade. Na segunda fase, é feito caso necessário, tratamento ortodôntico, ajustes na mordida(oclusal).

Aproximadamente 80% dos casos necessitam tratamento ortodôntico. O tratamento em pacientes que tiveram sintomas de DTM necessita cuidados especiais, sendo o mais importante a manutençao do correto posicionamento mandibular.