Escovar os dentes ajuda a evitar ataque cardíaco, diz estudo.

O hábito de escovar os dentes pode reduzir o risco de uma pessoa sofrer derrames ou ataques do coração, de acordo com pesquisadores da Universidade Columbia, nos Estados Unidos.

Os cientistas descobriram que as pessoas que sofrem de problemas nas gengivas estão mais sujeitas a desenvolver aterosclerose - a formação de placas duras no interior das artérias.

A aterosclerose pode levar a um derrame ou a um ataque cardíaco.

Escovação pode melhorar saúde cardiovascular

Os cientistas avaliaram a quantidade de bactérias presentes nas bocas de 657 pessoas que não tinham um histórico de derrames ou ataques cardíacos.

Eles também mediram a espessura da artéria carótida - que levam o sangue do coração até o cérebro - dos pacientes.

O resultado foi que as pessoas que tinham um nível mais alto da bactéria que causa problemas na gengiva, como a doença periodontal, também apresentaram a carótida mais espessa, mesmo levando em conta outros fatores de risco cardiovascular.

Explicação

Os pesquisadores também descobriram que a relação só existe com a bactéria que causa problemas na gengiva, e não com outras que podem ser encontradas na boca.

Os cientistas disseram que a explicação para a correlação dos dois problemas pode ser o fato de que a bactéria se movimenta pelo corpo por meio da correnta sangüínea e, desta maneira, estimula o sistema imunológico, causando inflamações que resultam no entupimento das artérias.

A relação entre maus hábitos de higiene bucal e problemas vasculares já havia sido sugerida anteriormente.

Mas o chefe da equipe de pesquisadores, Moïse Desvarieux, da Universidade Columbia, afirma que o estudo fornece as evidências mais contundentes até o momento.

"Como as infecções da gengiva são evitáveis e podem ser tratadas, o fato de cuidar de sua saúde bucal pode muito bem ter um impacto importante na sua saúde cardiovascular", disse ele.

"O estudo mostra a importância de escovar os dentes duas vezes por dia com uma pasta de dente com flúor", concordou um porta-voz da Associação Dental da Grã-Bretanha.

Fonte: http://www.webodonto.com/html/n_dentes_ataque_cardiaco.htm