Falta de higiene bucal pode afetar fertilidade.

 

A pesquisa da Universidade do Oeste da Austrália sugere que uma higiene bucal precária é tão ruim para a fertilidade de uma mulher quanto a obesidade, fazendo com que elas demorem em média dois meses a mais para engravidar.

Os cientistas apresentaram a pesquisa em uma conferência sobre fertilidade na Suécia. Segundo os pesquisadores, mulheres com gengivas doentes precisaram de sete meses para conceber, comparados com o prazo considerado normal, de cinco meses.

De acordo com os pesquisadores, a causa pode estar ligada à doença periodontal, caracterizada por inflamação na gengiva. Se esta não for tratada, poderá desencadear uma série de reações capaz de prejudicar o funcionamento normal do corpo. A doença periodontal já foi ligada à doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e aborto, além de baixa qualidade do esperma em homens.

"Até agora não existiam estudos publicados que investigavam se a doença nas gengivas pode afetar as chances de uma mulher conceber, então este é o primeiro relatório que sugere que a doença na gengiva pode ser um dos vários fatores que podem ser modificados para mulher melhorar as chances de uma gravidez", afirmou Roger Hart, professor líder da pesquisa.

Inflamação

O estudo da Universidade do Oeste da Austrália contou com a participação de mais de 3,5 mil mulheres. Aquelas com problemas de gengiva apresentaram níveis elevados de marcadores para inflamação no sangue.De acordo com o líder da pesquisa, Roger Hart, mulheres que estão tentando ter um filho agora precisam passar antes no dentista além de parar de fumar, beber, manter um peso saudável e tomar suplementos de ácido fólico. "É bom senso aconselhar a mulher a ter certeza de que está saudável se ela quer tentar ter um filho", disse o especialista em fertilidade britânico Allan Pacey.

 

_______________________________

 

 

 

 

 
 
 
Home
A Clínica
Ortodontia
Dra. Cristhiane
Casos Clínicos
Primeira Consulta
Acompanhamento Informatizado
Agendamento de Consultas
Dicas
Notícias
Glossário
Contato
 
 
Rua Presidente Nereu Ramos, 19, Sala 303
Centro - Florianópolis - SC - CEP 88015-010
(48) 3364.4474
cdsilva@terra.com.br
     
 
Cadastre-se para receber nossos informativos:
 
© 2011 . CDS Ortodontia . Todos os direitos reservados.