O que é Ortodontia?
É a especialidade da odontologia que tem por objetivo diagnosticar, prevenir e tratar problemas relacionados ao mau posicionamento dos dentes (má-oclusão) e demais estruturas dentofaciais. Usualmente você escolhe um ortodontista pois sua especialidade é corrigir “dentes fora do lugar”. Normalmente estas correções são desejadas, proporcionando um sorriso mais atrativo.

É comum os pacientes nos procurarem para resolvermos problemas estéticos porém, é dever do ortodontista esclarecer que em conjunto com os benefícios estéticos um dos objetivos mais importantes que almejamos é proporcionar uma mordida (oclusão) adequada (relação dos dentes superiores com os inferiores), visando uma mastigação alimentar eficiente, pois devemos nos lembrar que a digestão dos alimentos ingeridos começa na boca. Outro beneficio muito importante é que dentes alinhados permitem uma escovação mais facilitada. Dentes apinhados (desalinhados), facilitam o acúmulo de alimentos.


O que é um Especialista em Ortodontia?
É o profissional que, além de ser graduado como cirurgião–dentista, cursou pós-graduação em ortodontia e ortopedia facial.


O que acontece se problemas ortodônticos não forem tratados?
Dentes mal posicionados podem facilitar o aparecimento de cáries e de doença periodontal (na gengiva e osso), devido a dificuldade de higienizar estas áreas. Dentes protruidos (dentes para frente) são mais susceptíveis a traumas e fraturas. Dentes desalinhados e mal posicionados dificultam a higienização, favorecendo a inflamação gengival, o aparecimento de cáries e perda de dentes. O tratamento ortodôntico previne esses problemas, melhora a estética facial, a beleza do sorriso, a mastigação e até a fonação.


Em que idade se deve procurar o Especialista em Ortodontia (Ortodontista)?
A época ideal para consultar o ortodontista é quando se inicia a troca dos dentes de leite pelos permanentes. Feito o diagnostico, o especialista determinará se existe necessidade de tratamento, o qual poderá ser feito já nesta idade ou mais tardiamente, dependendo do tipo de problema.


Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico?
É difícil definir o tempo exato de um tratamento, pois este depende de vários fatores, como idade, tipo de má-oclusão, colaboração do paciente e resposta biológicas individuais. De qualquer forma, é possível fazer-se uma previsão média após ter sido diagnosticado o problema.


E o tratamento em adultos?
Desde que haja boa saúde, boa condição gengival e suporte ósseo adequado, o tratamento ortodôntico pode ser realizado em qualquer idade.


Por que tratar os dentes com um Especialista Ortodontista?
O especialista e somente este, tem qualificação para fazer um diagnóstico preciso e fundamentado, promovendo saúde oral e um tratamento ortodôntico seguro e eficaz.
Um especialista tem pós-graduação em uma entidade qualificada, além da experiência necessária e atualização constante para proporcionar com segurança procedimentos clínicos nos clientes.
 
 
 
Home
A Clínica
Ortodontia
Dra. Cristhiane
Casos Clínicos
Primeira Consulta
Acompanhamento Informatizado
Agendamento de Consultas
Dicas
Notícias
Glossário
Contato
 
 
Rua Presidente Nereu Ramos, 19, Sala 303
Centro - Florianópolis - SC - CEP 88015-010
(48) 3364.4474
cdsilva@terra.com.br
     
 
Cadastre-se para receber nossos informativos:
 
© 2011 . CDS Ortodontia . Todos os direitos reservados.